Produtividade; a receita do sucesso

No mundo atual, existem cada vez mais opções de ferramentas e estratégias para melhorar a produtividade. Em contrapartida, as possibilidades de distração crescem na mesma proporção.

Não por acaso, na rotina de profissionais e empresas, esse é um assunto bastante recorrente. Define a agilidade, capacidade de trabalho de uma pessoa, eficiência, otimização e até mesmo o valor de um serviço no mercado.

Quando nos referimos a agências, essa discussão torna-se ainda mais relevante. Os profissionais precisam da produtividade para potencializar a criatividade, atingindo os melhores resultados.

Por esta razão, é comum que, após uma longa jornada de trabalho, fique a sensação de que para alcançar todos os nossos objetivos, o dia não deveria durar 24h e sim 48h.

Otimizando os Processos

Conduzir uma empresa ao topo é um dos principais desafios de um gestor. Para elevar o nível e se tornar referência em seu mercado de atuação, é imprescindível otimizar os processos.

Essa prática consiste em identificar oportunidades de melhorias, encontrando maneiras de melhorar o desempenho.

Os principais passos para a Otimização de Processos são:

  • Mapear as atividades de trabalho.
  • Identificar os pontos de melhoria.
  • Implementar as melhorias.
  • Monitorar os resultados.

Compreendendo o conceito de Produtividade

A produtividade é a capacidade de utilizar menos recursos e ainda assim obter um melhor desempenho, em um menor espaço de tempo.

De maneira geral está conectada a um equilíbrio entre, quantidade x qualidade do trabalho e os investimentos aplicados, como por exemplo: custos operacionais, equipe e principalmente tempo.

Muitas pessoas se orgulham por estarem ocupadas 24h por dia e ao mesmo tempo reclamam que não conseguem ter tempo nem para respirar. Contraditório, mas é verdade.

O fato é que ser produtivo, não significa, nem de longe, ter uma quantidade absurda de afazeres e/ou finalizar as atividades em menos tempo. É importante compreender que eficiência é diferente de pressa.

A pessoa para ser produtiva não precisa trabalhar no 220v o tempo inteiro. Ou então, correr com a atividade atual para iniciar a próxima.

É fundamental otimizar. Estruturar as tarefas de maneira que elas sejam concluídas de acordo com uma hierarquia de prioridade, disponibilidade e disposição. Produtividade está essencialmente relacionada ao planejamento.

“Produtividade nunca é um acidente. É sempre o resultado de um comprometimento com a excelência, inteligência, planejamento e esforço focado.”

 – Paulo J. Meyer

Ser produtivo é saber gerenciar as responsabilidades e ter disciplina para seguir o que foi estabelecido. A partir do momento que houver essa mudança de foco, será possível enxergar as oportunidades de aprimorar seu trabalho na rotina pessoal, assim como na profissional.

Desenvolvendo a Produtividade

Desenvolvendo a Produtividade
Foto: Reprodução

Não importa o quão produtivo você possa ser, sempre haverá oportunidade para melhorar e elevar o nível de produção.

Já sabemos que ser produtivo não está relacionado a trabalhar 15h diárias todos os dias, e sim a planejamento e foco.

De forma objetiva, vamos aplicar esse pensamento a uma rotina de agência, tanto para o trabalho quanto para a gestão de equipes.

Produtividade individual

A produtividade individual normalmente exige uma maior disciplina. Ela está muito relacionada a percepção. Desta maneira, alguns hábitos simples podem causar um grande impacto na produtividade:

  • Para uma melhor adaptação do trabalho, é fundamental começar por tarefas mais simples e rápidas.
  • Elaborar uma lista de prioridades.
  • Executar uma tarefa por vez.
  • Saber identificar a conclusão de uma atividade. Lembre-se: O perfeito pode se tornar facilmente o inimigo do bom.

É importante reforçar o último ponto citado dos nossos hábitos. Em especial, quando é realizado um trabalho criativo, o profissional idealiza um desfecho perfeito. E até que alcance tal resultado, ele não finaliza a atividade.

Buscar a excelência é ótimo para a qualidade, mas a verdade é que sempre vamos encontrar pontos para melhorar. Em muitas situações, para ser mais produtivo, é necessário aplicar a “lei do desapego”.

Ter a sensibilidade para perceber quando o trabalha está bom o suficiente para o cliente, é uma ótima forma de elevar muito a sua eficiência no dia a dia.

Produtividade coletiva

Lideres não lidam apenas com a sua produtividade, mas também das equipes que estão sob seu comando.

Geralmente, essa função é mais complexa. Isso porque envolve o gerenciamento de pessoas. São diferentes perfis e capacidade produtiva. Para alcançar tal objetivo, algumas ações podem fazer toda a diferente no resultado final:

  • Criar um bom ambiente de trabalho.
  • Determinar metas e objetivos estratégicos para a equipe.
  • Não ter medo de delegar responsabilidade. Sua equipe é capaz.
  • Investir em ferramentas de comunicação e colaboração. Todos precisam está conectados, falando a mesma língua.
  • Falar menos e ouvir mais a equipe.
  • Dar liberdade para que todos possam sugerir melhorias e apontar falhas.
  • Investir em capacitação para os colaboradores.
  • Manter a equipe motivada
  • Acompanhar indicadores de produtividade.

A motivação é um elemento indispensável para o desempenho de qualquer atividade. Quanto mais motivada uma equipe, mais empenhada ela estará em alcançar os resultados estipulados.

Para trabalhar e incentivar a produtividade coletiva, é fundamental expandir a ideia de otimização do seu próprio trabalho. Desta forma, terá uma equipe coesa, motivada e trabalhando para um único objetivo.

10 ensinamentos que podem transformar a sua rotina

“Concentre-se em ser produtivo em vez de ocupado.” – Tim Ferriss

“Ou você comanda o seu dia ou ele acaba com você.” – Jim Rohn

“Você pode fazer qualquer coisa, mas não tudo.” – David Allen

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência.” –Henry Ford

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” – São Francisco de Assis

“A diferença entre ganhar e perder é muitas vezes… não desistir.” – Walt Disney

“Eu posso aceitar a falha, todos falham em alguma coisa. Mas eu não posso aceitar não tentar.” – Michael Jordan

“Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida ou como um resultado que aponta uma nova direção.” – Steve Jobs

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.” – Winston Churchill

“Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente.” – Leonardo da Vinci

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade  e Termos de Uso.