Conheça a exposição em tributo a Iemanjá

Nesta quinta-feira (30), no ME Ateliê da Fotografia, no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, a partir das 19h30, estreia a exposição gratuita em tributo a Iemanjá.

A mostra “Tributo Iemanjá”, antecipa as homenagens ao dia da Rainha do Mar, celebrado em 2 de fevereiro.

A apresentação reúne obras em cerâmica, artes plásticas e fotografias de 11 artistas baianos. São eles: Ana Góes; Tereza Mazzoli; Taty Carvalho; Marlice Almeida; João Netto; Will Recarey; Sonia Nepo; Leila Chandani; Magali Abreu; Cristian Dessa, além do próprio artista plástico e promotor cultural Mário Edson.

As honrarias feitas à Iemanjá, que acontece Ladeira do Boqueirão, 6, no Centro Histórico, estarão espalhadas ao longo das galerias “Ariano Suassuna” e “Tatti Moreno”.

As visitações acontecem de sexta a domingo, das 15h às 20h, até o dia 2 de março.

Conheça Iemanjá, a Rainha do Mar

Conheça Iemanjá, a Rainha do Mar
Foto: Reprodução

Iemanjá é a padroeira dos pescadores. É ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor.

No dia 2 de fevereiro acontece em Salvador, a maior festa popular dedicada a ela. Milhares de pessoas trajadas de branco fazem uma procissão até ao templo de Iemanjá, localizado na praia do Rio Vermelho, onde deixam os presentes que vão encher os barcos que os levam para o mar.

Os devotos levam para o mar vários presentes que são tidos como recusados quando não afundam ou quando são devolvidos à praia.

Em meio tantos presentes, encontram-se flores, bijuterias, vidros de perfumes, sabonetes, espelhos e comidas. O ritual se repete em outras praias do Brasil.

As celebrações em homenagem a Iemanjá também são realizadas em 15 de agosto, 8 de dezembro e 31 de dezembro.

Iemanjá e Música

Existem várias músicas que são feitas em homenagem a Rainha do Mar. O Mar Serenou- Clara Nunes; Dois de Fevereiro- Dorival Caymi; Lenda das Sereias- Marisa Monte; Iemanjá Rainha do Mar- Maria Betânia; Janaína, de Otto; Iemanjá- Gilberto Gil; Sexy Iemanjá- Pepeu Gomes e Caminhos da Mar- Gal Costa são alguns exemplos.

Iemanjá e Sincretismo

No sincretismo religioso, Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade  e Termos de Uso.