Não fique perdido durante o festejo de Iemanjá

Em 2020, o dia de Iemanjá, será celebrado em um domingo. A homenagem acontece todos os anos, no dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

Por coincidir com o final de semana, foi montado um esquema especial de serviços públicos, como fiscalização de publicidade irregular, proteção ao patrimônio público, saúde, trânsito, transporte e limpeza, entre outros.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), terá um módulo assistencial montado na Rua Vieira Neto, próximo à Clínica Assistência Multidisciplinar em Oncologia (AMO). O local funcionará das 7h às 22h, com capacidade para dez leitos. O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutor.

Uma ambulância do Samu ficará à disposição para garantir agilidade nos casos mais graves que necessitem de transferência. A equipe promoverá ações estratégicas junto à Unidade de Pronto Atendimento dos Barris (UPA Barris), localizada na rotatória do Vale dos Barris, na Avenida Centenário.

Publicidade e comércio formal

Haverá uma fiscalização intensiva com intuito de coibir a ocupação e uso de marquises, exibição de publicidade de atividades irregulares.

Por medidas de segurança, proprietários de bares serão orientados sobre a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro.

Ambulantes

Ao todo, 60 prepostos divididos em cinco equipes móveis atuarão em toda a extensão da festa. Fiscais da pasta estarão realizndo o ordenamento do espaço público, distribuição e organização dos ambulantes, além da proteção da marca patrocinadora do evento. O uso de equipamentos autorizados também será observado.

Guarda municipal

A Guarda Civil Municipal (GCM) atuará com 160 agentes no apoio às ações da Sedur, Semop, Transalvador e SMS. Eles realizarão ações de patrulhamento preventivo ao longo do circuito.

Salva-vidas

Uma equipe de dez profissionais da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), estará presente para atender ocorrências de afogamento na região do evento.

Poluição sonora

Seis agentes de combate à poluição sonora vão fiscalizar se todos os estabelecimentos comerciais estão licenciados e utilizando som dentro dos níveis permitidos pela Lei do Silêncio, de até 70 decibéis, entre 7h e 22h, e até 60 decibéis, das 22h às 7h.

Trânsito

Com o objetivo de garantir comodidade as pessoas que desejam chegar e sair do bairro, a partir do sábado (1°) até as 6h da segunda-feira (3), o trânsito no bairro do Rio Vermelho passará alterações.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), irá instalar barreiras e desvios do fluxo de veículos. Será proibido estacionar e circular com veículos em determinadas vias e, em outras, serão permitidos estacionamentos provisórios.

O trânsito de veículos será bloqueado na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz e Largo da Mariquita, Avenida Cardeal da Silva (trecho compreendido entre a Travessa Prudente de Moraes e a Rua José Taboada Vidal), Rua Vieira Lopes (trecho compreendido entre a Rua Conselheiro Pedro Luiz e a Rua Potiguares), Rua Odilon Santos, Rua do Meio, Rua Potiguares, Travessa Basílio de Magalhães, Praça Brigadeiro Faria Rocha, Rua Marquês de Monte Santo, Rua Dr. Antônio Queiroz Muniz, Rua do Barro Vermelho, Rua do Mirante, Avenida Juracy Magalhães (trecho compreendido entre a Rua Oswaldo Cruz e a Rua Potiguares).

O trânsito será desviado na Avenida Oceânica (na altura da Rua da Paciência, na interseção com a Rua Eurycles de Mattos), Avenida Cardeal da Silva (à altura da Rua Almirante Barroso), Rua Oswaldo Cruz (na interseção com a Avenida Juracy Magalhães Júnior), Rua Conselheiro Pedro Luiz (na altura do retorno para a Avenida Vasco da Gama).

Vão funcionar em sentido duplo de tráfego as ruas Nelson Galo (a partir da interseção com a Archibaldo Baleeiro), Marquês de Monte Santo (no trecho entre a Doutor Antônio Queiroz Muniz e a Odilon Santos), e na Odilon Santos (entre a Marquês de Monte Santo e a Monte Conselho).

As pessoas que irão para o evento, terão como opção de tráfego as avenidas Oceânica, Anita Garibaldi, Juracy Magalhães Jr, Cardeal da Silva (até a interseção com a Rua Almirante Barroso) e Vasco da Gama, assim como as ruas Almirante Barroso (até a Odorico Odilon) e Oswaldo Cruz (até o Bompreço).

Estacionamento

Será permitido estacionamento de veículos apenas na Avenida Juracy Magalhães Junior / Rua do Canal, a partir da rua Caetité (Pontilhão), sentido Iguatemi, em ambos os lados; após o restaurante da Ana até a Academia Momento Fitness, no lado direito da via, sentido Rua Vieira Lopes; e entre a rua Potiguares e a rua Caetité, sentido Shopping da Bahia, em ambos os lados.

Barreiras

As barreiras de trânsito vão bloquear, a partir da 0h do dia 2, o trânsito nas seguintes vias: Rua Odilon Santos/ Travessa Basílio de Magalhães; ruas Oswaldo Cruz/ Nelson Galo; Travessa Basílio de Magalhães/ Rua Potiguares; Rua Oswaldo Cruz/ Avenida Juracy Magalhães Junior; ruas Ilhéus/ Vieira Lopes; ruas Vieira Lopes/ Conselheiro Pedro Luiz; ruas Canavieiras/ Conselheiro Pedro Luiz; Rua Itabuna/ Avenida Cardeal da Silva; Rua José Taboada Vidal; Travessa Prudente de Moraes/ Rua da Paciência; Travessa Lydio Mesquita/ Rua da Paciência; Rua Almirante Barroso/ Praça Marechal Aristóteles de Souza Dantas; ruas Alexandre de Gusmão/ Almirante Barroso/ Avenida Oceânica.

Ônibus

Será prolongada a operação de 15 linhas de ônibus até 1h de segunda (3), para atender aos frequentadores do evento:

  • Conjunto Pirajá I – Pituba

  • Fazenda Coutos – Pituba

  • Alto de Santa Terezinha/Rio Sena – Pituba

  • Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato – Pituba

  • Boca do Rio – Ribeira

  • Vale dos Rios/ Stiep R3

  • Nordeste – Ribeira

  • Barbalho – Iguatemi

  • Santa Mônica – Pituba

  • Aeroporto – Lapa

  • Pau da Lima – Nordeste

  • Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/ 7 de Abril – Barra

  • Sussuarana – Barra R2

  • Cabula VI – Pituba

  • Mata Escura – Pituba

Táxis e mototáxis

Cinco pontos de táxis estarão disponíveis para atender a população nos arredores da festa. Os locais são: nos largos da Mariquita e Santana, Parque Cruz Aguiar, Praça Carlos Batalha e próximo ao Bompreço do Rio Vermelho.

Outra opção de transporte será o mototáxi. Um ponto ficará situado nas proximidades do Bompreço, ao lado do ponto de táxis.

Conheça Iemanjá, a Rainha do Mar

Conheça Iemanjá, a Rainha do Mar
Foto: Reprodução

Iemanjá é a padroeira dos pescadores. É ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor.

No dia 2 de fevereiro acontece em Salvador, a maior festa popular dedicada a ela. Milhares de pessoas trajadas de branco fazem uma procissão até ao templo de Iemanjá, localizado na praia do Rio Vermelho, onde deixam os presentes que vão encher os barcos que os levam para o mar.

Os devotos levam para o mar vários presentes que são tidos como recusados quando não afundam ou quando são devolvidos à praia.

Em meio tantos presentes, encontram-se flores, bijuterias, vidros de perfumes, sabonetes, espelhos e comidas. O ritual se repete em outras praias do Brasil.

As celebrações em homenagem a Iemanjá também são realizadas em 15 de agosto, 8 de dezembro e 31 de dezembro.

Iemanjá e Música

Existem várias músicas que são feitas em homenagem a Rainha do Mar. O Mar Serenou- Clara NunesDois de Fevereiro- Dorival Caymi; Lenda das Sereias- Marisa MonteIemanjá Rainha do Mar- Maria BetâniaJanaína, de OttoIemanjá- Gilberto GilSexy Iemanjá- Pepeu Gomes e Caminhos da Mar- Gal Costa são alguns exemplos.

Iemanjá e Sincretismo

No sincretismo religioso, Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *