Mano Menezes é do Bahia até 2021

Substituição no Bahia: Sai Roger Machado após um ano e cinco meses no comando da equipe e entra Mano Menezes, que assina contrato até 2021.

Sem técnico efetivo desde a última quarta-feira (2), após a derrota para o Flamengo por 5 a 3, que resultou na inesperada, mas inevitável demissão de Roger, o Tricolor da boa terra chegou a um acordo com o técnico Mano Menezes, que está sem dirigir uma equipe desde o fim de 2019, quando deixou o Palmeiras.

Para a surpresa de muitos, as negociações já estavam em estágio bem avançado no fim da semana passada. Só não teve um desfecho positivo antes em virtude de um triste imprevisto no sábado. O preparador físico Eduardo Silva, o Dudu, que trabalha desde a base do Internacional com técnico, sofreu AVC e teve que passar por cirurgia. Com isso a negociação foi suspensa temporariamente. Por isso, o treinador pediu um prazo maior para dar uma resposta, pois pretende acompanhar de perto a evolução do amigo.

De acordo com informações divulgadas pelo Globo Esporte, após a retomada das negociações, a direção do Bahia decidiu assinar também com Dudu, mesmo ciente que num primeiro momento ele não poderá integrar a comissão técnica presencialmente por conta da recuperação. Nessas condições, o acordo foi fechado entre clube e treinador. Essa é mais uma atitude que mostra o quão diferenciada é essa gestão Tricolor.

O anúncio oficial aconteceu por meio do Sócio Digital, aplicativo oficial do clube. No Twitter, o presidente tricolor, Guilherme Bellintani, deu as boas vindas ao novo comandante tricolor.

Na sequencia, Mano usou a mesma rede social para divulgar o acerto com o Bahia.

O treinador estará no estádio de Pituaçu, nesta quinta-feira, às 19h15, para acompanhar e partida contra o Grêmio, clube onde ele fez história.

O último trabalho de Mano Menezes que recentemente recebeu sondagens de seleção da Venezuela foi no Palmeiras, em 2019. Ele ficou à frente do Verdão por três meses, período em que conseguiu 11 vitórias, cinco empates e quatro derrotas, em 20 partidas disputadas. No ano passado, além do time paulista, ele comandou também o Cruzeiro, clube no qual foi bicampeão da Copa do Brasil, de forma consecutiva.

Ainda sem Mano a beira do campo, Cláudio Prates irá comandar o Tricolor de forma interina mais uma vez no jogo contra a equipe gaúcha.

Vantagens e desvantagens da parceria entre Bahia e Mano Menezes

Como tudo na vida, o acordo entre Bahia e Mano Menzes tem pontos positivos e negativos. Obvio, que com decorrer do trabalho, tudo o que for dito aqui pode mudar e a situação se inverter.

A vida é imprevisível e o futebol, ainda mais. Isso que o torna tão especial.

Pontos positivos do Bahia

Modelo de gestão referencia no cenário nacional

Modelo de gestão referencia no cenário nacional
Divulgação/Bahia

O Bahia está cada vez mais em evidencia no cenário nacional, e a cada ano que passa vem recuperando seu espaço no futebol brasileiro.

Se dentro de campo a equipe alcançou feitos históricos, fora dele o clube é elogiado pela sua organização e gestão profissional.

Mais do que isso, o Tricolor encanta e é exemplo de cidadania, ao realizar diversas ações sociais, como nenhum outro clube no país.

Bom ambiente/ Estrutura/Salários em dia

Torcida apaixonada, gestão profissional e humanizada, estrutura excelente, salários em dia e equipe competitiva tornam qualquer ambiente bom para desenvolver um trabalho. Esses são alguns dos motivos que fazem do Bahia a primeira opção de inúmeros profissionais.

Equipe competitiva/Jogadores conhecidos do treinador

O Bahia não tem um elenco recheado, isso é fato. O que não significa que não tenha uma equipe competitiva e com atletas conhecidos do novo comandante.

Muito pelo contrário, mesmo não tento reposições a altura em todos os setores e ainda assim ter posições carentes na equipe titular, o Tricolor tem tudo para não fazer feio no Brasileirão. Com alguns ajustes pontuais, certamente brigará na página de cima da tabela.

Torcida

Aqui é um caso a parte. Se pararmos para falar de torcida apaixonada, seria um pecado não falar dessa torcida. A maior do Nordeste e uma das maiores do Brasil.

A torcida que enche estádio, independentemente da posição na tabela de classificação e da divisão. É sem sombra de dúvidas o 12º, 13º, 14º, 15º jogador…. E por ai vai…

Salvador

Sim, morar em Salvador pode e é um fator positivo. Cidade linda, cheia de história e muito acolhedora. Tudo que um visitante precisa.

Pontos positivos de Mano Menezes

Experiencia/Treinador de seleção brasileira

Com uma longa trajetória no futebol, e currículo recheado de grandes clubes e conquistas, ele não vai se assustar com a pressão e pode agregar muito.

Não podemos esquecer da sua passagem pela Seleção Brasileira, que apesar de curta, não foi ruim. Saiu em seu melhor momento a frente da equipe.

Vencedor

Com raras exceções, conquistou títulos por onde passou. Embora tenha feito trabalho questionável no Palmeiras (onde encontrou muita rejeição da torcida), foi vencedor no Cruzeiro, seu clube anterior. Saiu em baixa, é bem verdade, mas foi bicampeão da Copa do Brasil de forma bastante convincente.

Importante ressaltar que a maioria das suas conquistas foram em competições com jogos eliminatórios.  Fator que pode ajudar o Bahia na Sul Americana e em competições mata a mata no futuro.

Capacidade de arrumar a equipe e torna-la competitiva

Mano tem histórico de pegar grandes clubes que se encontravam em momentos de dificuldades, até certo ponto desacreditados e fazendo deles não apenas um time competitivo, e sim, campeão. No  Corinthians e no Cruzeiro foi assim, por exemplo.

Pontos negativos do Bahia

Má fase/Jogadores em baixa

É hipocrisia dizer que um time em má fase não seja um ponto negativo, mesmo que o técnico tenha a capacidade de usar esse momento a seu favor para mexer com brio dos atletas, virar a chave e dar a volta por cima.

É exatamente assim que Mano vai encontrar o Bahia. Uma equipe com jogadores de qualidade, mas que não estão rendendo o esperado, que convivem com a cobrança constante da torcida, não só por resultados, como por um bom futebol. Principalmente quando as decepções recentes estão frescas na memória.

O treinador tem o desafio de recuperar alguns jogadores que estão em baixa e encontrar soluções para elevar o nível de atuação e melhorar os resultados. Nas duas últimas temporadas, o Tricolor até conseguiu bons números, mas era muito inconstante, e oscilou mais do que poderia e deveria.

Elenco

Quando falamos em elenco reduzido, não nos referimos apenas a quantidade de peças disponíveis e sim a qualidade das reposições.

O Bahia tem um time competitivo, e com algumas boas peças de reposição. Porém, em especial, neste ano atípico, onde o calendário será ainda mais apertado, a equipe carece de reforços de qualidade.

Se esses reforços virão de fora, se serão caseiros vindos da base ou recuperando atletas que estão devendo, não sabemos. No entanto, sem eles, dificilmente o Tricolor alcançará todos os seus objetivos estipulados na temporada. Lembrando que o time perdeu o título da Copa do Nordeste para o Ceará, com uma atuação muito ruim, e foi eliminado da Copa do Brasil na primeira fase, algo ainda mais inesperado. Restam agora o Brasileirão e a Sul Americana.

Pontos negativos de Mano Menezes

Explosivo/Relacionamento

Mano Menezes carrega a fama de explosivo e de ser uma pessoa um tanto difícil de se conviver. No fim da sua passagem pelo Cruzeiro ele recebeu críticas públicas de alguns atletas do elenco.

A impressão que ficou é que a condução da situação não foi a melhor. Embora, todos sabemos que o Cruzeiro estava uma bagunça e após sua saída, só piorou.

Outra polêmica na carreira vitoriosa do treinador foi sua passagem pelo Flamengo. Com declarações fortes fora de campo e resultados longe do esperado dentro das quatro linhas, a decepção foi inevitável e não traz boas lembranças para nenhuma das partes. Alguns torcedores e não só do Rubro Negro, o enxergam como uma pessoa arrogante.

No Bahia, clube que é referência por suas ações sociais, ele tem a missão de desfazer esse esteriótipo.

“Retranqueiro”

A mais de uma década, Mano Menezes carrega a fama de “retranqueiro”. Torcedores, adversários e até atletas sob seu comando já o criticaram pela postura adotada das suas equipes, mesmo em vitórias. Não basta vencer, tem que convencer, e no Bahia essa exigência por um bom futebol existirá.

O treinador é alvo de cornetas por montar equipes que priorizam absolutamente a defesa, e praticamente abdicam de atacar, explorando apenas os erros dos adversários.

Verdadeiro ou não, esse rótulo causa um prejulgamento e uma rejeição antecipada vinda dos torcedores.

Vale lembrar que com rótulos ou não, Mano coleciona conquistas e por vezes suas equipes jogaram sim, um bom futebol.

Se a parceria entre Bahia e Mano Menezes dará certo, só o futuro dirá. O que você acha dessa contratação?

Tags: | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade  e Termos de Uso.